INFORMATIVOS
‘’Somos uma empresa especializada em controle de pragas urbanas, limpeza e desinfecção de caminhão tanque e limpeza de caixas d'água. Com uma larga experiência no mercado de Santarém-PA, nós utilizamos as mais modernas e eficientes tecnologias.’’

Saiba como evitar baratas, pernilongos, pulgas

Saiba como evitar baratas, pernilongos, pulgas
Baratas
 
No Brasil, as espécies de baratas Blattella germanica e Periplaneta americana são as mais comuns. A primeira, tipicamente doméstica, possui 15 milímetros de comprimento e pode ser encontrada nas cores marrom ou amarela. Sua presença é comum em locais como depósitos de alimentos, bancadas de pia e frestas na alvenaria.
 
Mosquitos e pernilongos
 
Afastar os mosquitos e pernilongos de dentro de casa é outra tarefa complicada, pois um extermínio realmente eficaz é aquele que destrói o criadouro. A tática para afastá-los, ainda que temporariamente, é usar repelentes (elétricos, aerossóis ou de citronela) e renovar a aplicação do produto a cada duas horas. O efeito será paliativo porque a substância interferirá somente no odor exalado pela pele, mas não matará os insetos voadores. Recorrer ao uso de telas em portas e janelas, na perspectiva de criar uma barreira física, e ligar o ar-condicionado são outras possibilidades de repeli-los.
 
Formigas
 
Quem sofre com a infestação de formigas deve ter consciência de que o mal será resolvido apenas com a destruição do ninho. O professor Malaspina lembra que receitas caseiras como deixar cravo-da-índia nas proximidades do formigueiro amenizam a situação, mas não a resolvem.
 
O uso de inseticidas, por outro lado, é eficaz e permite espalhar na colônia o veneno instalado nos insetos contaminados. O produto deve ser aplicado em móveis, eletrodomésticos e nos cantos dos cômodos. “Combater formigas caseiras, baratas e moscas é importante porque tais pragas são vetores mecânicos de doenças. Elas carregam patógenos e contaminam alimentos e utensílios pelos quais transitam”, afirma Marcos Roberto Potenza, engenheiro Agrônomo especialista em Entomologia Urbana.
 
Pulgas
 
As pulgas são insetos que se alimentam do sangue do hospedeiro e causam grandes problemas quando infestam a casa, podendo transmitir doenças. As espécies mais comuns nas cidades são as que atacam gatos (Ctenocephalides felis), cachorros (Ctenocephalis canis), ratos (Xenopsylla cheopis) e homens (Pulex irritans).
 
Como os insetos que atacam cães e gatos não gostam de se espalhar pelos ambientes, a melhor maneira de combatê-los é tratar os animais. O ideal é higienizá-los periodicamente, dando banho a cada 15 dias e escovando seu pelo uma vez por semana. O combate às pragas deve ser feito também com o auxílio de produtos específicos e a manutenção da limpeza domiciliar.

Voltar